quarta-feira, maio 10, 2006

Venham elas!

Será possível ver um ilustre deputado da nação a jogar à pancada com o mecânico do seu iate num bar da marina de Cascais? Tudo isto porque o dito deputado não pagou uma, duas, três facturas que o mecânico diz ter a haver e que teria já sido um castigo para que emitisse as ditas facturas pois, o deputado em questão fazia questão de receber tudo e tudo passar por baixo da mesa, sem facturas, nem papeis, nem recibos, nem nada?

Toda esta história recambulesca leva-nos a suspeitar do pior. Sem que ninguém saiba quem tem razão, se o iate navega ou não, se houve pancadaria ou não, se as notas passaram ou deveriam ter passado por vontade de uma das partes por baixo da mesa, ou não, quantas eram e de onde vieram? Ninguém sabe nem importa. A comunicação social explora e extrapola o mais que pode de maneira que todos ficamos sem saber uma única destas respostas. E aliás nada temos, nós povo que elegemos o dito deputado, com isso. Mas uma coisa é certa – é feio e muito feio assistir ou ser informado de uma cena de cowboys numa tasca em Cascais que suja ainda mais a imagem dos nossos deputados; este, segundo creio, numero 3 da lista do PSD. É feio e triste e faz-me mais uma vez ter vergonha de ser portuguesa.

Que venha o Ramalho Ortigão inspirar-se neste parlamento do século XXI e daí tecer as suas bem fadadas farpas. Venham elas que são merecidas!